Acerca de mim

A minha foto
Sintra/Miranda do Douro, Portugal
Gosto de pintar,de escrever e de fazer trabalhos manuais.Sou simples e verdadeira. Tenho que pôr paixão naquilo que faço, caso contrário fico com tédio. Ensinar, foi para mim uma paixão; escrever e pintar, continua a sê-lo. Sou sensível e sofro com as injustiças do Mundo. A minha primeira língua foi o Mirandês. Escrevo nessa língua no blog da minha aldeia Especiosa em, http://especiosameuamor.blogspot.com em Cachoneira de Letras de la Speciosa e no Froles mirandesas.

quarta-feira, 24 de junho de 2009

Rendida


Está a correr uma brisa fresca a contrastar com o calor húmido que se faz sentir durante o dia. As gaivotas que se passeiam por estes telhados, desde o amanhecer, num rosnar constante e nos despertam, calaram-se com a noite.
Também os Muezzin terminaram o último canto do dia convidando os fieis à oração, nas inúmeras mesquitas de Istambul, cântico que se ouvirá novamente de madrugada e outras vezes ao longo do dia. É um espectáculo fantástico esse dos cânticos dos Muezzin, vozes harmoniosas que me dá a impressão de que respondem uns aos outros, fielmente situados num Minarete da sua Mesquita,nas muitas destas colinas de um e outro lados do canal.
Do sítio em que me encontro a escrever posso contemplar o Bósforo numa extensão considerável, na parte do canal que transporta as águas do mar Negro. Um pouco acima, uma ponte com iluminação azul turquesa, dá passagem para o lado de lá da cidade, já na Ásia, como dá uma outra ponte e os barcos que permanentemente transportam os passageiros. São insuficientes as pontes. Apercebi-me quando passei para o lado de lá, de carro e tive que suportar a extensa fila de trânsito tanto ao fim de semana como em dia de semana.
Vejo vários pontos luminosos que se deslocam para cima e para baixo, cujo formato de barco luminoso é reflectido nas águas calmas e transparentes do canal.
As águas correm calmamente a visitarem outras águas que mais abaixo e igualmente serenas, vêm ao seu encontro para darem um abraço fraterno. Depois, nenhuma delas questiona a sua origem; sempre se sentiram amigas e assistiram com pena aos diversos tumultos e pilhagens que danificaram a cidade ao longo dos tempos, em todas as civilizações que aqui deixaram marcas profundas.
Gosto de viajar a sentir a cidade num todo e por isso não gosto de viajar em grupos turísticos que passam como gato por brasas, com hora marcada para tudo e para nada. Quando não puder orientar-me sozinha irei, que remédio!
De mapa na mão à procura do transporte, dos monumentos, museus, pode-se sentir a cidade doutra forma: O seu povo, as cores das especiarias, das frutas nas bancas primorosamente colocadas que mais parecem paletas de pintor, da comida colorida, do buliço desta gente turca tão laboriosa, os cheiros!
Adoro esta cidade e fiquei muito surpreendida com carácter cosmopolita que possui, assim como fiquei surpreendida por ver muito menos mulheres a usarem lenço na cabeça do que eu imaginava.
Nota-se que houve uma certa libertação da mulher recentemente o que muito me alegrou. Claro que há barreiras que dificilmente, muitas delas conseguirão vencer, com raízes culturais muito fortes e além disso eu estou apenas a ver Istambul que de forma alguma representa a realidade do país neste domínio.
No fim de semana vamos a outra cidade, de autocarro. Estou curiosa por conhecer um pouco a paisagem rural e as realidades das suas gentes.
Quem sabe se não voltarei um dia e com um carro alugado, poderei calcorrear mais paragens deste país que tem tanto de extenso quanto tem de mágico e multicultural

2 comentários:

  1. Olá amiga Adelaide!
    Já alguns dias que abria o teu Blogue à procura de notícias, de textos, de poemas... mas eu sabia que estavas aí, em Estambul. Pelo que vejo na net e pelas tuas descrições, suponho que seja uma cidade maravilhosa de culturas tão diferentes da nossas.
    Aproveita para visitar e, reportar, toda essa beleza. Uma excelente estadia aí.
    Beijinhos,
    Isilda

    ResponderEliminar
  2. Isilda,
    É na verdade uma cidade maravilhosa e um povo simpático e hospitaleiro.
    Recomendo.
    Quando tiver tempo escrevo mais sobre ele.
    Acabei de chegar e são mais 2 horas do que aí.
    Beijos
    Adelaide

    ResponderEliminar

Seguidores

Arquivo do blogue